Relacionamento entre Consultório Odontológico e laboratório de Prótese

Controle seus pedidos de prótese ao laboratório com um programa odontológico

Sabemos que o laboratório de prótese é um fornecedor que está diretamente  ligado à qualidade do serviço prestado ao seu cliente, ou seja, este parceiro deve  conhecer o foco de seu consultório e o objetivo a ser alcançado com a qualidade do seu  atendimento.

Esse conhecimento na prática nem sempre ocorre, identificamos que existem  problemas comuns na relação consultório x laboratório.
Este conflito de atendimento do laboratório afeta o seu cliente final. Em alguns casos um mal serviço executado pelo laboratório ou atrasos na entrega do material podem prejudicar o seu ativo mais valioso: seu nome, que foi construído durante anos.

.

O ideal é melhorar o relacionamento para corrigir os problemas aumentando a qualidade do serviço prestado, seja no produto final, ou nos prazo acordados e (ou) nas devoluções de pedidos de prótese recorrentes.
Identificamos situações que podemos contornar com as seguintes ações:

  • Problema: Atraso na entrega dos pedidos solicitados ao laboratório de Prótese.

Sugestão: Implantar um relatório que apresente todos os pedidos com status de pendentes. Desta forma você poderá cobrar o retorno dos mesmos com antecedência.imagem protese

• Problema: Padronizar processos e torná-los simples para treinamento de novos funcionários, caso ocorra à troca de algum deles. Um simples manual

de procedimentos, com todos os processos que envolvem os pedidos aos laboratórios, lhe ajudará nessa tarefa.

  • Problema: Gerenciamento de pedidos pendentes. Este problema afeta diretamente o agendamento do paciente.

Sugestão: Definir um prazo de entrega máximo, junto ao laboratório, para cada serviço. Exemplo: Se o prazo acordado for de uma semana, a consultório deverá apresentar ao paciente o prazo + uma margem de segurança.

  • Problema: Falta de controle dos pedidos entregues e controle sobre a fatura mensal do laboratório.

Sugestão: Planilha de controle sobre todos os pedidos entregues com valor e data de entrega, bem como o controle eficaz sobre as repetições que não devem ter custo para o consultório. Confrontar a fatura do laboratório com a sua planilha. O departamento Financeiro deve participar diretamente desse processo. Conferindo todos os pedidos entregues pelo laboratório.
Se concordarmos que este fornecedor deve ser um parceiro justamente por que está ligado a qualidade da nossa prestação de serviço, então devemos utilizar boas práticas e ferramentas para evitar que os problemas identificados afetem o nosso dia a dia.

Nesse caso controlar os pedidos de prótese com a ajuda de um software odontológico é o ideal para a sua clinica.

por João Paulo Fraga

Sugestões de leitura

Vitamina D na odontologia: essencial para a saúde bucal ou superestimada?

Será que aquela luz do sol que entra pela janela é suficiente para nos fornecer a vitamina D que nossos dentes e gengivas...

Um novo aliado da odontologia na luta contra as superbactérias

Imagine um campo de batalha onde você é o alvo, mas em vez de soldados visíveis, as forças que lutam estão escondidas em...

Sorriso saudável, mente ativa!

Imagine que sua próxima visita ao dentista pode ser mais importante do que simplesmente evitar cáries ou melhorar o sorriso. Conforme uma pesquisa...

Inovação no tratamento da periodontite

Ao perceber que suas gengivas estão mais sensíveis, vermelhas e inchadas, é natural surgir a preocupação com a saúde bucal. Esse desconforto pode...

A surpreendente conexão entre saúde bucal e artrite reumatoide

Escovar os dentes pode parecer uma tarefa simples, parte da rotina diária de cuidados pessoais. Mas e se disséssemos que a saúde das...

A saúde dos seus dentes: entendendo a gengivite e a periodontite

Você escova os dentes regularmente, usa fio dental e até investe em enxaguantes bucais. Mas será que isso é suficiente para garantir um...