‘Perioblast’: promete erradicar a periodontite, será?
Um grupo de pesquisadores publicou recentemente um estudo na revista científica European Journal of Clinical Microbiology and Infectious Diseases que afirma ter descoberto um tratamento que pode erradicar a periodontite e a peri-implantite.
O estudo recorreu a irradiação laser microbiologicamente guiada nas bolsas periodontais e afirma ter erradicado a doença periodontal avançada num total de 2 683 pacientes. “Atualmente, a doença periodontal é administrada, em vez de ser tratada”, revela Francesco Martelli, pesquisador responsável por liderar a equipe de investigação que conduziu o estudo.
“Os métodos existentes são ineficazes para exterminar a doença e os tratamentos a longo prazo frequentemente resultam em remoções de dentes desnecessárias”, acrescenta.
O que o Perioblast promete
De acordo com os responsáveis pelo estudo, com a metodologia agora estudada é possível erradicar os patógenos responsáveis pela doença de forma permanente. O tratamento, batizado de ‘Perioblast’, permite segundo os cientistas salvar os dentes, regenerar o osso e eliminar a dor dos pacientes.
Além disso, a solução pode, em última instância, possibilita a otimização do emprego de antibióticos na odontologia, fármacos frequentemente utilizados no tratamento de pacientes com doenças periodontais.
Francesco Martelli, dentista responsável pelo estudo, vai agora abrir no Reino Unido a consultório dentária ‘IMI Dental Clinic’, a primeira a oferecer este tratamento.
The post ‘Perioblast’: promete erradicar a periodontite, será? appeared first on Dentalis Software.