Periodontite e dislipidemia: um risco aumentado
Periodontite e dislipidemia, qual a relação? Aparentemente nenhuma…até agora.
A periodontite se mostra associada a um risco aumentado de dislipidemia, afirma um artigo publicado no Journal of Diabetes & Metabolic Disorders.
Doença inflamatória crônica da gengiva, a periodontite é desencadeada por micro-organismos bacterianos e também pode levar a outros problemas de saúde.
A periodontite é altamente prevalente em países desenvolvidos e em desenvolvimento, afetando cerca de 20-50% da população global. Desempenha um papel importante como fator de risco para distúrbios sistêmicos, como alterações hormonais, doenças cardiovasculares, resultados adversos na gravidez, etc.
Citocinas pró-inflamatórias
A presença aumentada de citocinas pró-inflamatórias observada na periodontite crônica, causa do aumento do estresse oxidativo, pode ser a possível causa do aumento dos níveis séricos de lipídios. Um perfil lipídico é formado pelo conjunto de exames de sangue usado para encontrar anormalidades nos lipídios, como colesterol e triglicerídeos. Os resultados desses testes podem determinar riscos aproximados para doenças cardiovasculares, como certas formas de pancreatite e outras doenças. Até o momento, os dados disponíveis sobre a associação das doenças periodontais com o perfil lipídico são conflitantes.
Recentemente os pesquisadores Ahmadreza Mirzaei, Alborz University of Medical Sciences, Karaj, Irã, e sua equipe realizaram uma revisão sistemática e meta-análise para avaliar a associação da periodontite com o perfil lipídico.
Pesquisa extensa
Os pesquisadores fizeram uma pesquisa bibliográfica abrangente em bancos de dados eletrônicos, incluindo PubMed, Web of Science e Scopus para estudos transversais, de caso-controle e de coorte investigando a relação entre a periodontite e o perfil lipídico. Triagem, extração de dados e avaliação de qualidade foram realizadas assim como um modelo de efeito aleatório foi usado para agrupar o tamanho do efeito. Tomando por base parâmetros técnicos utilizados nessa análise, as principais conclusões foram as seguintes:
- A periodontite aumentou as chances de dislipidemia em 15%;
- A associação da periodontite com HDL baixo, LDL alto, hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia não foi estatisticamente significativa;
- O nível médio de HDL em pacientes com periodontite foi significativamente menor do que em indivíduos sem periodontite;
- O nível médio de LDL, colesterol total e triglicerídeos em pacientes com periodontite foi significativamente maior do que em indivíduos sem periodontite.
Os autores concluem que assim existe uma associação entre a periodontite e uma maior probabilidade para a dislipidemia. Assim, conclui-se que o tratamento da periodontite pode melhorar a dislipidemia, principalmente os níveis de HDL e triglicerídeos.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fontes: Association of periodontitis with lipid profile: an updated systematic review and meta-analysis, Dietary Management Of Dyslipidemia: A Review Of Evidence-based Strategies