Periodontite pode elevar risco de morte em pacientes com esta patologia

Foi apresentado recentemente no International Liver Congress, que aconteceu na Holanda, um estudo indicando que a periodontite está associada a um maior risco de mortalidade em pacientes com cirrose.

Esta não é a primeira vez que a periodontite é vista associada a outras patologias e a seu agravamento, mas de acordo com o estudo de pesquisadores do Aarhus University Hospital, na Dinamarca, a periodontite severa pode ter impacto no risco de mortalidade dos pacientes com cirrose, uma doença do fígado que causa danos permanentes e, em muitos casos, leva à morte.

A pesquisa

Dessa pesquisa fizeram parte 184 pacientes, 44% dos quais sofriam de periodontite severa. Durante o período de um ano em que os pesquisadores fizeram o acompanhamento dos pacientes, cerca de metade faleceu, com o estudo indicando que a periodontite severa estava associada a um risco maior de mortalidade.

Lea Ladegaard Grønkjær, uma das principais cientistas envolvidas no estudo relata que “a periodontite pode atuar como uma fonte persistente de translocação das bactérias orais, causando inflamação e aumentando as complicações da cirrose.”

De acordo com a comunidade científica, a cirrose é a principal causa motivadora de transplantes do fígado e é responsável por cerca de 2% de todas as mortes na Europa. A periodontite, por sua vez, afeta cerca de 35% da população adulta mundial.

Dentalis Software – a sua melhor escolha em software para odontologia

4 comments

oi gente gostaria de dar os parabéns pelo site de vocês e dizer gosto muito do coneúdo sobre medicina
sou pediatra e adoro saber sobre patologias diferentes.
abraços diego

Diego,
Muito obrigado pelo seu comentário e por nos fazer saber da sua satisfação com as matérias postadas pelo blog do Dentalis.
Agradecemos a sua participação!

Oi Gente, estou fazendo uma visitinha por aqui.
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens
Gosto muito desse tipo de conteúdo um Abraço 🙂

Caro José,

Ficamos muito satisfeitos com a sua visita em nosso site!
Esperamos continuar contando com a sua presença e aproveitamos para convidá-lo a participar mais vezes enviando seus comentários e sugestões. O Dentalis quer estar sempre próximo daqueles que desejam ser informar sobre tudo o que acontece no âmbito da odontologia.

Deixe uma resposta