Por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?
Cientistas da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, descobriram que a quantidade de ácidos graxos emitidos pelo organismo humano pode determinar se os mosquitos serão mais atraídos por determinadas pessoas.
O que é atraente para os mosquitos?
Os autores do estudo identificaram 50 compostos moleculares “adorados” pelos mosquitos, e todos eles foram encontrados em quantidades elevadas no filme lipídico da superfície cutânea, o sebo.
As bactérias que vivem na pele usam os ácidos carboxílicos deste fluido corporal para criar odores corporais singulares. Os mosquitos são particularmente atraídos por pessoas que produzem altos níveis de ácidos carboxílicos.
Os mosquitos têm dois conjuntos de receptores olfativos: os receptores Orco e os receptores IR. Os receptores Orco são particularmente fortes e detectam as duas principais classes de odores produzidos pelos humanos.
A fêmea do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika, precisa sentir o cheiro do sangue para se reproduzir e sobreviver. Por isso, seu sistema olfativo possui múltiplas redundâncias, que permitem o rastreamento de odores humanos.
Concluindo
Não é possível impedir que os mosquitos sintam o cheiro que lhes atrai, mas é possível manipular futuramente o microbioma cutâneo para mascarar esses odores para os mosquitos.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fonte: Why some people are mosquito magnets
imagem: Uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pica um pesquisador da Universidade Rockefeller. (Crédito: Alex Wild)