Por que algumas pessoas são mais atraentes para os mosquitos?

Cientistas da Universidade Rockefeller, nos Estados Unidos, descobriram que a quantidade de ácidos graxos emitidos pelo organismo humano pode determinar se os mosquitos serão mais atraídos por determinadas pessoas.

O que é atraente para os mosquitos?

Os autores do estudo identificaram 50 compostos moleculares “adorados” pelos mosquitos, e todos eles foram encontrados em quantidades elevadas no filme lipídico da superfície cutânea, o sebo.

As bactérias que vivem na pele usam os ácidos carboxílicos deste fluido corporal para criar odores corporais singulares. Os mosquitos são particularmente atraídos por pessoas que produzem altos níveis de ácidos carboxílicos.

Os mosquitos têm dois conjuntos de receptores olfativos: os receptores Orco e os receptores IR. Os receptores Orco são particularmente fortes e detectam as duas principais classes de odores produzidos pelos humanos.

A fêmea do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a chikungunya e a zika, precisa sentir o cheiro do sangue para se reproduzir e sobreviver. Por isso, seu sistema olfativo possui múltiplas redundâncias, que permitem o rastreamento de odores humanos.

Concluindo

Não é possível impedir que os mosquitos sintam o cheiro que lhes atrai, mas é possível manipular futuramente o microbioma cutâneo para mascarar esses odores para os mosquitos.

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet

Fonte: Why some people are mosquito magnets

imagem: Uma fêmea do mosquito Aedes aegypti pica um pesquisador da Universidade Rockefeller. (Crédito: Alex Wild)

Sugestões de leitura

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...