Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Por que o tempo parece passar cada vez mais rápido?

    O tempo da mente e o tempo do relógio são duas coisas totalmente diferentes. Eles fluem em taxas variadas.
    A passagem cronológica das horas, dias e anos nos relógios e calendários é um fenômeno estável e mensurável.
    No entanto, nossa percepção do tempo muda constantemente, dependendo das atividades em que estamos engajados, da nossa idade e até mesmo de quanto estamos descansados.
    Um artigo publicado na revista European Review , do professor de engenharia mecânica da Duke University, Adrian Bejan, explica a física por trás da mudança de sentidos do tempo e revela por que os anos parecem voar para as pessoas mais velhas.

    Fluxo

    Bejan é obcecado pelo chamado fluxo e, basicamente, acredita que os princípios da física podem explicar tudo. Ele já escreveu sobre como os princípios do fluxo na física ditam e explicam o movimento de conceitos abstratos, como a economia. No ano passado, ele ganhou a Medalha Benjamin Franklin do Franklin Institute por “suas contribuições interdisciplinares pioneiras… e pela teoria construtiva, que prevê o design natural e sua evolução nos sistemas de engenharia, científicos e sociais”. Em seu último artigo, ele examina a mecânica da mente humana e como estas se relacionam com a nossa compreensão do tempo, fornecendo uma explicação física para a nossa mudança de percepção mental à medida que envelhecemos.

    O olho da mente

    De acordo com Bejan – que revisou estudos anteriores em uma variedade de campos sobre o tempo, visão, cognição e processamento mental para chegar a sua conclusão – o tempo à medida que experimentamos representa mudanças percebidas nos estímulos mentais. Está relacionado com o que vemos. À medida que o tempo de processamento da imagem mental física e a rapidez das imagens ocorrem, a percepção do tempo também muda. E, em certo sentido, cada um de nós tem nosso próprio “tempo mental”, não relacionado com a passagem de horas, dias e anos em relógios e calendários, que é afetado pela quantidade de descanso que recebemos e outros fatores. Bejan é a primeira pessoa a ver a passagem do tempo através dessa lente em particular, diz ele, mas suas conclusões se baseiam em descobertas de outros cientistas que estudaram processos físicos e mentais relacionados à passagem do tempo.

    Tempo físico vs Tempo da mente

    Essas mudanças nos estímulos nos dão uma sensação de passagem do tempo. Ele afirma: “O presente é diferente do passado porque a visão mental mudou, não porque o relógio de alguém toca. O “tempo do relógio” que une todos os sistemas de fluxo ao vivo, animados e inanimados, é mensurável. O período de dia e noite dura 24 horas em todos os relógios, relógios de parede e torres de sino. No entanto, o tempo físico não é o tempo da mente. O tempo que você percebe não é o mesmo que o tempo percebido por outro.”

    O tempo está passando pela visão de nossas mentes. Está relacionado ao número de imagens mentais que o cérebro encontra e organiza e ao estado de nossos cérebros à medida que envelhecemos. Quando ficamos mais velhos, a taxa na qual as mudanças nas imagens mentais são percebidas diminui devido a várias características físicas transformadoras, incluindo a visão, a complexidade cerebral e, mais tarde, a degradação dos caminhos que transmitem informações. E essa mudança no processamento de imagens leva à sensação de que o tempo fluindo mais rapidamente.

    Movimento ocular sacádico

    Este efeito está relacionado ao movimento ocular sacádico. Movimentos sacádicos são os deslocamentos que os olhos realizam, a cada segundo para a realização de uma tarefa onde seja necessária o controle ocular fino. Esses movimentos sacádicos ligam todas as fixações oculares entre si, possibilitando por exemplo, a leitura e a escrita. Tudo isso acontece inconscientemente, sem nenhum esforço de sua parte. Em bebês humanos, esses períodos de fixação são mais curtos do que em adultos.

    Tempo mais lento para uns e rápido para outros

    Existe uma relação inversamente proporcional entre o processamento de estímulos e a sensação de velocidade no tempo, diz Bejan. Então, quando você é jovem e experimenta muitos estímulos novos – tudo é novo – o tempo parece estar passando mais devagar. Conforme você envelhece, a produção de imagens mentais diminui, dando a sensação de que o tempo passa mais rapidamente.

    A fadiga também influencia o movimento sacádico, criando sobreposições e pausas nestes movimentos oculares que levam a sinais cruzados. O cérebro cansado não consegue transferir as informações de forma eficaz quando está simultaneamente tentando ver e entender a informação visual. Ele foi projetado para fazer essas coisas separadamente.

    Os caminhos da informação

    Outro fator na passagem percebida do tempo é como o cérebro se desenvolve. À medida que o cérebro e o corpo se tornam mais complexos e há mais conexões neurais, os caminhos que a informação viaja são cada vez mais complexos. Eles se ramificam como uma árvore e essa mudança no processamento influencia nossa experiência do tempo, de acordo com Bejan.

    Tempo mais rápido para os que veem mais devagar

    Finalmente, a degradação do cérebro à medida que envelhecemos influencia a percepção. Estudos de movimentos oculares sacádicos em idosos mostram períodos mais longos de latência, por exemplo. O tempo em que o cérebro processa a informação visual fica maior, o que dificulta a resolução de problemas complexos pelos idosos. Eles “veem” mais devagar, mas sentem o tempo passar mais rápido, argumenta Bejan.

    Bejan afirma: “Durante os últimos 20 anos, percebi como meu tempo está se esvaindo, mais e mais rápido e como estou reclamando que tenho cada vez menos tempo”, diz ele. É um sentimento que ele ouve ecoado por muitos ao seu redor.

    Ainda assim, ele observa, não somos inteiramente prisioneiros do tempo. Os relógios continuarão marcando estritamente, dias passarão no calendário e os anos parecerão voar cada vez mais rápido a cada ano a mais que vivemos.

    Fonte: Quartz

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema