Prescrição de antibióticos por dentistas em tendência de alta

Um grupo de pesquisadores canadenses analisou dados de prescrição de antibióticos por dentistas entre 1996 e 2013 e revelou que, apesar da utilização destes fármacos ter diminuído no geral durante o período analisado, a prescrição de antibióticos exclusivamente por dentistas aumentou de forma significativa.
 
Conduzido pela Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, o estudo se focou nos dados de prescrição de antibióticos naquela província canadense e analisou dados como dose diária definida na prescrição e expressa em taxas de prescrição por dose diária definida por 1000 habitantes por dia.
 
De acordo com os pesquisadores, entre 1996 e 2013 registou-se uma quebra de 12,7% na taxa de prescrição de antibióticos. Em 2013, os profissionais de saúde fizeram um total de 2,6 milhões de prescrições de antibióticos, 11,3% das quais foram de responsabilidade de dentistas.
 
No que diz respeito aos fármacos receitados, os pesquisadores revelam que houve um aumento nas prescrições de amoxicilina e de clindamicina, que foram também os agentes mais utilizados no âmbito da odontologia em 2013. Por outro lado, a prescrição de antibióticos de baixo espectro, como a penicilina, diminuiu significativamente, apesar do antibiótico ser recomendado como um agente de primeira escolha em muitas indicações na odontologia.

Conclusão

 
De acordo com o estudo, esta tendência é preocupante, uma vez a amoxicilina e outros antibióticos têm sido associados ao aumento da resistência bacteriana.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...