Radiografias dos dentes podem revelar deficiência de vitamina D
As radiografias dentárias podem ser utilizadas para diagnosticar casos de deficiência de Vitamina D, revela um estudo da Universidade de McMaster, no Canadá, publicado na revista científica International Journal of Paleopathology. De acordo com os autores do estudo, os dentes humanos guardam informações importantes sobre esta deficiência.Um estudo anteriormente publicado pelos mesmos pesquisadores já havia revelado que os dentes possuem informação detalhada e permanente sobre as deficiências de Vitamina D, uma vez que esta se manifesta na forma de deformações microscópicas na dentina.
Padrões identificados
Agora, ao utilizar radiografias dentárias para identificar padrões na polpa dentária de espécimes arqueológicos que pudessem indicar um caso de deficiência de vitamina D, os cientistas descobriram que é possível identificar um padrão consistente presente na dentição de pessoas com esta deficiência.
De acordo com os autores do estudo, nos dentes das pessoas saudáveis, a polpa dentária tem uma forma que se assemelha a um arco com duas orelhas de gato. No caso das pessoas com deficiências de Vitamina D, por sua vez, esta forma é assimétrica.
The post Radiografias dos dentes podem revelar deficiência de vitamina D appeared first on Dentalis Software.