Relacionamento entre Consultório Odontológico e laboratório de Prótese

Controle seus pedidos de prótese ao laboratório com um programa odontológico

Sabemos que o laboratório de prótese é um fornecedor que está diretamente  ligado à qualidade do serviço prestado ao seu cliente, ou seja, este parceiro deve  conhecer o foco de seu consultório e o objetivo a ser alcançado com a qualidade do seu  atendimento.

Esse conhecimento na prática nem sempre ocorre, identificamos que existem  problemas comuns na relação consultório x laboratório.
Este conflito de atendimento do laboratório afeta o seu cliente final. Em alguns casos um mal serviço executado pelo laboratório ou atrasos na entrega do material podem prejudicar o seu ativo mais valioso: seu nome, que foi construído durante anos.

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O ideal é melhorar o relacionamento para corrigir os problemas aumentando a qualidade do serviço prestado, seja no produto final, ou nos prazo acordados e (ou) nas devoluções de pedidos de prótese recorrentes.
Identificamos situações que podemos contornar com as seguintes ações:

  • Problema: Atraso na entrega dos pedidos solicitados ao laboratório de Prótese.

Sugestão: Implantar um relatório que apresente todos os pedidos com status de pendentes. Desta forma você poderá cobrar o retorno dos mesmos com antecedência.imagem protese

• Problema: Padronizar processos e torná-los simples para treinamento de novos funcionários, caso ocorra à troca de algum deles. Um simples manual

de procedimentos, com todos os processos que envolvem os pedidos aos laboratórios, lhe ajudará nessa tarefa.

  • Problema: Gerenciamento de pedidos pendentes. Este problema afeta diretamente o agendamento do paciente.

Sugestão: Definir um prazo de entrega máximo, junto ao laboratório, para cada serviço. Exemplo: Se o prazo acordado for de uma semana, a consultório deverá apresentar ao paciente o prazo + uma margem de segurança.

  • Problema: Falta de controle dos pedidos entregues e controle sobre a fatura mensal do laboratório.

Sugestão: Planilha de controle sobre todos os pedidos entregues com valor e data de entrega, bem como o controle eficaz sobre as repetições que não devem ter custo para o consultório. Confrontar a fatura do laboratório com a sua planilha. O departamento Financeiro deve participar diretamente desse processo. Conferindo todos os pedidos entregues pelo laboratório.
Se concordarmos que este fornecedor deve ser um parceiro justamente por que está ligado a qualidade da nossa prestação de serviço, então devemos utilizar boas práticas e ferramentas para evitar que os problemas identificados afetem o nosso dia a dia.

Nesse caso controlar os pedidos de prótese com a ajuda de um software odontológico é o ideal para a sua clinica.

por João Paulo Fraga

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