Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Revestimento antibacteriano evitará infecções em implantes dentários

    Um milhão de implantes dentários são colocados a cada ano na Alemanha, e muitas vezes eles não tem sucesso devido a questões como infecções do tecido causadas por bactérias. No futuro, essas infecções poderão ser evitadas devido a um novo implante com revestimento de plasma desenvolvido por pesquisadores do Fraunhofer Institute for Manufacturing Technology and Advanced Materials (IFAM) em Bremen. O revestimento, chamado DentaPlas, mata os patógenos usando íons de prata e, assim, melhora a eficácia a longo prazo de um implante.

    A infecção bacteriana de um implante dentário é uma complicação temida, bem como ela traz consigo um risco elevado de degeneração da mandíbula. A colocação de implante desencadeia uma corrida entre patógenos infecciosos e as células de defesa do próprio corpo. Se as bactérias ganharem, elas formam uma película biológica sobre o titânio para se protegerem dos antibióticos. Uma vez que o implante é colonizado por bactérias, o resultado é uma reação inflamatória, que pode resultar em atrofia óssea.

    A fim de reduzir o risco de infecção e melhorar a eficácia de longo prazo dos implantes, os pesquisadores da Fraunhofer IFAM em Bremen desenvolveram um novo tipo de revestimento de implante em cooperação com parceiros da indústria. O revestimento DentaPlas ajuda a prevenir o crescimento de bactérias, permitindo assim mais rápida osteointegração. O truque para isto reside na combinação de materiais na superfície com diferentes propriedades físicas e químicas. “Temos dado ao revestimento DentaPlas uma textura áspera, o que promove o crescimento celular, além de combinar com uma camada de plasma de polímero hidrofílico, que atrai umidade”, explicou Dr. Ingo Grunwald, gerente de projeto da Fraunhofer IFAM. Os pesquisadores têm integrado nanopartículas de prata no polímero de revestimento de plasma, que vai até aproximadamente 100 nm de espessura. As nanopartículas de prata se dissolvem ao longo de um período de várias semanas, e durante esse tempo, elas liberam continuamente pequenas quantidades de íons de prata antimicrobianos, que matam as bactérias.

    “O sistema DentaPlas consiste de três camadas, com duas camadas de polímero de plasma ao redor de camada central de prata. Dentro desta estrutura um reservatório biocida é formado, e a camada mais externa libera íons. Isso é útil porque evita o contato direto entre o tecido e as partículas de prata, que podem ser tóxicas quando expostas”, disse o desenvolvedor Dr. Dirk Salz. Os pesquisadores podem alterar a concentração de prata, bem como a espessura das camadas e sua porosidade. Isso permite que os íons de prata penetrem a camada exterior dos polímeros de plasma durante um período considerado necessário para a osteointegração. Quando o reservatório de prata está esgotado, não há mais íons de prata para serem liberados, evitando assim efeitos tóxicos de longo prazo.

    Em ensaios com implantes concluídos e amostras de teste de titânio, os pesquisadores do Fraunhofer IFAM demonstraram que o revestimento DentaPlas não é só antimicrobiano mas também totalmente biocompatível e esterilizável. Os pesquisadores confirmaram a estabilidade mecânica e a robustez do revestimento DentaPlas em ensaios utilizando em mandíbulas inferiores de suínos obtidas de açougues. Aqui, eles submeteram os implantes revestidos DentaPlas com os rigores de serem aparafusados ao local, utilizando instrumentos típicos odontológicos modernos.

    O revestimento DentaPlas passou por esse teste de estresse com excelência . Parceiro do projeto a Fraunhofer com derivação Bio-Gate transferiu com sucesso os processos de revestimento das amostras de teste e os parafusos de titânio para as suas próprias instalações de produção. A empresa de tecnologia médica é também a fabricante do sistema de revestimento de três camadas DentaPlas.

    Uma unidade de demonstração do revestimento do polímero de plasma está atualmente disponível. Os pesquisadores irão apresentar um implante dentário com a participação do revestimento DentaPlas no MEDICA Trade Fair em Düsseldorf na Alemanha de 16 a 19 de novembro, no estande combinado Fraunhofer combinado suporte (Hall 10, Stand G05).

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...

      Dentes brancos: promessas da publicidade vs. realidade do tratamento

      Artigo destaca as diferenças entre as promessas dos cremes dentais clareadores e o clareamento dental profissional realizado por dentistas

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Batom protetor: a solução para o herpes labial

      Batom antimicrobiano com cranberry pode prevenir herpes labial e outras doenças virais e bacterianas.

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão

      Perda de dentes e depressão. Qual a conexão?

      Artigo recente destaca a conexão entre a perda de dentes e o maior risco para o desenvolvimento de depressão.

      Como se livrar da constipação: dicas práticas

      Saiba como se livrar da constipação incorporando medidas simples e práticas ao seu dia a dia que irão prevenir esse problema