Revestimento para implantes dentários que irá diminuir risco de insucesso

implantes dentarios
Um grupo de pesquisadores do Institute of Biomaterials and Biomedical Engineering da Universidade de Toronto desenvolveu um revestimento para implantes dentários que diminui o risco de insucesso. De acordo com os investigadores, apesar da taxa de sucesso dos implantes dentários hoje rondar os 98%, os procedimentos podem falhar devido a questões biológicas ou técnicas, razão pela qual a nova solução pode desempenhar um papel fundamental.
 
De acordo com os responsáveis pela solução, o revestimento agora criado ajuda a prevenir o risco de insucesso dos implantes dentários e reduz a necessidade de fármacos anti-inflamatórios.
 
Trata-se de uma espécie de polímero anti-inflamatório originalmente desenhado como um tecido que permite fazer crescer células de forma bem-sucedida. Kyle Battiston, um dos investigadores responsáveis pela inovação, conseguiu revestir implantes dentários com o biomaterial e descobriu que o mesmo ‘acalma’ a resposta imunológica do organismo.
 
“Descobrimos que esta família de materiais consegue reter o seu caráter anti-inflamatório enquanto se adaptam a diversas propriedades físicas”, refere o cientista.
 
O novo material deverá chegar ao mercado dentro de cinco anos através da startup KSP2, segundo os responsáveis.

Deixe uma resposta