Saquinhos de chá podem liberar bilhões de microplásticos

Os consumidores de chá foram incentivados a evitar os conhecidos sachês de chá. Isso depois que testes descobriram que um único sachê pode liberar bilhões de micropásticos em cada xícara.

Uma equipe canadense descobriu que em beber um saquinho de chá a uma temperatura de fervura de 95 °C libera 11,6 bilhões de microplásticos .

Microplásticos são pequenos pedaços de plástico entre 100 nanômetros e 5 milímetros de tamanho – em uma única xícara. Isso é várias ordens de magnitude maior do que outros alimentos e bebidas.

Microplásticos em alimentos

“Pensamos que é muito quando comparado a outros alimentos que contêm microplásticos”. Afirmou Nathalie Tufenkji, da Universidade McGill.

“O sal de mesa tem um conteúdo relativamente alto de microplástico. O sal foi relatado como contendo cerca de 0,005 microgramas de plástico por grama.
Uma xícara de chá contém milhares de vezes mais massa de microplásticos, a 16 microgramas por xícara .”

Embora a maioria dos sachês tenha a indicação de ser feita de seda, grande parte é constituída de plásticos químicos como nylon e tereftalato de polietileno (PET) . Este último é o mesmo composto químico utilizado nas garrafas de água.

Toxicidade potencial

A equipe de cientistas comprou quatro saquinhos de chá diferentes em lojas e cafés em Montreal. Em seguida os sachês foram abertos e lavados. Posteriormente foram mergulhados em água a 95 °C. Numa etapa posterior a água foi analisada em microscópios eletrônicos e através de espectroscopia. Um controle de saquinhos de chá não cortados foi usado para verificar se não era o corte que estava causando a lixiviação dos microplásticos.

Embora os microplásticos sejam cada vez mais encontrados na água potável, a Organização Mundial da Saúde afirma que não há evidências de risco à saúde humana.

Para testar a toxicidade potencial das partículas liberadas pelos sacos de chá, os pesquisadores expuseram pulgas de água (dáfnia) à água contaminada por microplásticos.

“As partículas não mataram as pulgas de água, mas causaram efeitos comportamentais significativos e malformações de desenvolvimento”, afirma uma dos pesquisadores. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender os possíveis impactos na saúde em humanos.

Recomendação dos cientistas

Os pesquisadores, autores da pesquisa, recomendam que as pessoas troquem o saquinho de chá pelo produto a granel vendido em lojas de produtos naturais . Nesses locais os chás podem ser encontrados em porções de folhas soltas. Chás são e continuarão sendo opções saudáveis, mas desde que preparados com as folhas de plantas medicinais.

Fontes: New Scientist , Environmental Science and Technology , Exame

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...