Saúde bucal, ameaçada pelo mau uso do computador

saúde bucal e o uso do computadorA saúde bucal e o uso do computador é o destaque de hoje. O fato é que a saúde bucal pode ser afetada pelo mau uso do computador e dos recursos de informática.

Vários estudos já indicaram que o uso excessivo de computadores (mais de 3 h / dia) pode estar associado a um estilo de vida não saudável.

Quanto mais tempo se permanece na frente do computador, menor a probabilidade de escovar os dentes, usar o fio dental ou levantar da cadeira e ir ao dentista. Isso tudo tem impacto sobre a saúde bucal.

A saúde bucal e o uso do computador

O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre o uso excessivo de computadores com a condição dos dentes e o comportamento de saúde bucal de jovens de 18 anos. Ou seja, avaliar a relação entre a saúde bucal e o uso do computador.

Foram consultados 1.611 jovens de 18 anos da Polônia.
O questionário continha questões sobre status socioeconômico e informações sobre o comportamento relacionado à saúde. A condição dos dentes e gengivas dos jovens foi avaliada clinicamente.

Resultados do estudo

Os resultados evidenciaram claramente uma relação entre a saúde bucal e o uso do computador. Os jovens que mais tempo passam em frente ao computador são também aqueles que apresentam o maior risco para o desenvolvimento de problemas de saúde bucal.

Uma permanência excessiva na frente do computador também foi associada a maus hábitos alimentares.
Indivíduos que declararam uso excessivo de computador também apresentaram maior risco de sangramento gengival.

Concluindo

O estudo deixa claro a existência de uma associação entre a saúde bucal e o uso do computador.
O estudo prova que os jovens que estão excessivamente à frente do computador têm maus hábitos alimentares e hábitos de higiene oral pobres. Isso tem influência decisiva sobre a sua saúde bucal deles.

Esses resultados destacam o importante papel dos dentistas na transferência de conhecimento aos jovens de que o uso excessivo de computadores aumenta o risco de alterações na cavidade bucal. É muito importante que os dentistas reforcem junto aos seus pacientes que os riscos que a saúde bucal e o uso do computador podem apresentar.
Esta informação deve ser levada em conta ao projetar programas educacionais para adolescentes promovendo um estilo de vida saudável. Os cuidados com a saúde bucal podem também auxiliar inclusive no tratamento de recuperação de pacientes que sofreram ataque cardíaco, como já informado neste outro artigo postado aqui do blog Dentalis.

A informática contribuindo para uma boa saúde bucal

A proliferação do uso de smartphones em nossa sociedade trouxe também boas notícias para aqueles que estão preocupados com a sua saúde bucal.
Conheça alguns aplicativos que prometem contribuir para uma melhor saúde bucal.

saúde bucal e o uso do computadorDesencoste seus dentes

São muitos os pacientes que têm o hábito de ranger os dentes durante a noite. E também tem aqueles fazem o apertamento dos dentes durante o dia no trabalho, no trânsito ou praticando esportes. Cerca de 40% da população brasileira sofre de bruxismo.

Esse app traz dicas sobre o problema. Foi desenvolvido por dentistas. E permite que o usuário crie lembretes customizáveis.
O usuário do ‘Desencoste seu dente’ poderá configurar o aplicativo de acordo com os tipos de alertas que deseja receber.
O paciente pode programar o app para receber um alerta de não ficar apertando os dentes, por exemplo.
Além disso, poderá escolher também, lembretes aleatórios e definir a frequência dos lembretes. E a ferramenta ainda dá a opção de receber um pequeno aviso na hora de colocar o protetor bucal para dormir.

Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

saúde bucal e o uso do computadorDisney Magic Timer

Com o patrocínio da Oral-B, este app conta com vinte e três dos seus personagens da Disney, Marvel e Star Wars. É o aplicativo ideal para incentivar as crianças a escovarem os dentes por um tempo mínimo de 2 minutos. Ao alcançar o objetivo a criança ganha um novo adesivo digital para adicionar a sua coleção. Conta com um sistema de recompensas – estrelas e medalhas – por metas alcançadas no calendário de escovação.

Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

saúde bucal e o uso do computador

Brush DJ

Este app gratuito traz música para o momento da escovação dos dentes. É ótimo, especialmente para os mais jovens. O objetivo do aplicativo é aliar o prazer e diverção da música à hora de escovar os dentes.

Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

saúde bucal e o uso do computadorSnoreLab

Já te avisaram milhões de vezes que você ronca e você nunca acreditou? Ou pior, você já acordou alguém por conta do ressonar? A solução para isso é o app ‘SnoreLab’. O aplicativo realiza o monitoramento do sono, gravando-o durante toda a noite. Assim o usuário poderá saber se sofre ou não do problema.
O SnoreLab grava, mede e monitora o seu ronco e ajuda você a descobrir maneiras eficazes de reduzi-lo.

Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

saúde bucal e o uso do computador

Dentalis Mobile

Aplicativo odontológico com foco nos aspectos clínico e financeiro. A nova versão do Dentalis Mobile permite que os dentistas registrem o prontuário eletrônico dos pacientes em seus smartphones e que essas informações sejam automaticamente sincronizadas com o sistema do consultório por meio de uma solução em nuvem. Enfim, é um aplicativo que faz controle da agenda do dentista, detalha planos de tratamento e organiza procedimentos. Importante lembrar da necessidade de que o Dentalis Net tem de estar instalado na clínica do profissional.

Para dispositivos iOS, o app pode ser acessado aqui.

Para dispositivos Android, o app pode ser acessado aqui.

Fontes: Wiley Online Library, sorrisologia, mobile time

Deixe uma resposta