Primeiros sintomas do câncer de língua

 

O tipo mais comum de câncer de língua é chamado de carcinoma de células escamosas. Células escamosas são células finas e planas que estão presentes na superfície da pele e da língua, no revestimento dos tratos digestivo e respiratório e no revestimento da boca, garganta, tireoide e laringe.

 

 

 

Os principais sintomas do câncer de língua são uma língua dolorosa e o desenvolvimento de uma ferida na língua. Sintomas adicionais podem incluir:

  • dor na mandíbula ou na garganta
  • dor ao engolir
  • sensação como se algo estivesse pegando na garganta
  • uma língua dura ou mandíbula com sinais de rigidez
  • dificuldades para engolir ou mastigar comida
  • uma mancha vermelha ou branca formando no revestimento da boca ou língua
  • uma úlcera de língua que não cura
  • dormência na boca
  • sangramento da língua sem razão
  • um caroço na língua que não desaparece

Sorrateiro no seu início

Os sintomas do câncer de língua são semelhantes aos de outros cânceres orais, e eles também podem não ser evidentes nos estágios iniciais da doença.

Também é possível que as pessoas tenham alguns desses sintomas sem ter câncer de língua ou outro tipo de câncer bucal.

As pessoas com maior risco de câncer de boca, como as que fumam ou bebem excessivamente, devem ser alertadas quanto à necessidade de ficarem atentas a quaisquer sinais precoces. Elas também devem agendar consultas regulares com seu dentista que possa examinar sua boca e identificar quaisquer problemas.

Dentalis Software – organização, eficiência e qualidade – tudo o que você quer para o seu consultório

31 comments

Pergunta sou soro positivo e a 1 ano apareceu uma mancha branca na minha língua tem vez que não consigo comer e até pra toma água dói o que devo faz

Denise,

Recomendamos uma avaliação clínica de seu dentista. Esta é sem dúvida de fundamental importância para identificação do seu problema.

Muito obrigado pela sua participação e comentário aqui no blog Dentalis.

Estou com uma mancha pouco branca e vermelha apareceu a 6 meses e não desapareceu

Manchas na mucosa bucal podem ter diferentes significados. Uma consulta odontológica é necessária para avaliação do seu quadro.

Denise conseguiu consultar e descobrir do que se trata?

Apareceu uma mancha branca com vermelho a 6 meses mas nunca desapareceu

Uma consulta com seu dentista é altamente recomendável para avaliar o quadro que você nos descreve.

Estou com minha lingua dolorida na patte do lado esquerdo e quando mordo sem querer so lto nao aguentar de dor. Ah manchas vermelhas e nas pontas laterais e um pouco grossa. O que sera?

Nadia,
No seu caso é aconselhável uma consulta com seu dentista para uma avaliação clínica do seu caso.

Obrigado pela sua participação no blog Dentalis.

Apareceu uma mancha branca na lateral da minha lingua similar à da foto acima. É bem plano não tem crosta e não dói. O que pode ser?

Rick,

Manchas brancas na língua surgem por muitas e diferentes razões. Procure continuar observando nos próximos dias essa mancha branca na lateral da sua língua. Ela poderá desaparecer naturalmente. E logo que possível procure marcar uma consulta com seu dentista para um diagnóstico e tratamento, caso necessário.

Muito obrigado pela sua participação.

Eu estou com umas linhas branca na língua quando tomo sucos cítrico dá ardência, comida quente incomoda, e fica tipo como se estivesse um bolo na minha garganta,e tenho refluxo eu já tive essas manchas aí tomei antibiótico saiu agora voltou a crise do refluxo está voltando de novo os invomodo

Magda,
Seria aconselhável uma consulta com um gastroenterologista.

Ana Rosemeire Vieira

Bom dia quando eu vou comer alguma coisa sinto dor no meio da língua tenho que dá uma parada depois continuo mastigando estou com uma rigidez nós dentes e dói um pouco depois que começou essa rigidez fiquei com um zumbido no ouvido como si eu tivesse escutado música o dia todo,tem como esclarecer o que está acontecendo?
Desde já eu agradeço.

Prezada Ana,

Todo e qualquer diagnóstico, especialmente em se tratando de lesões em mucosas, necessita de um exame local. Uma consulta com o seu dentista certamente irá possibilitar tal diagnóstico e melhor encaminhamento de uma solução para o seu caso.
Obrigado pela sua participação.

Denise conseguiu consultar e resolver o problema? Me avisa por favor, minha mãe tá com o mesmo problema e estou muito preocupada porque nessa pandemia não tem dentista atendendo por aqui

Fui acometido de um câncer na laringe , fiz o tratamento e foi retirado parte da mandíbula. Fiquei com uma mordida totalmente desconexa perdi praticamente toda arcada dentária inferior e devido a isso utilizo uma prótese , mordo constantemente a lateral da língua e sempre na época de frio minha língua e a garganta dói muito a noite . O que ocasiona isso ?

Caro José Ralfo,

A retirada de parte da sua mandíbula em consequência do câncer de laringe pode ter provocado alterações anatômicas na sua arcada dentária. Eu lhe aconselho uma consulta a um especialista cirurgião buco-maxilo-facial para uma avaliação do seu caso.
Obrigado pela sua participação.

DAYANe mendes

Oi estou sentindo dor na garganta e pescoço na pontas da minha língua e como se tivesse faltando um pedaço doa dois lado mas eu acho que por falta dos dentes e a língua fica em cima dos dentes mas essa dor está me emcomodando a dor que sinto e no final da língua mas eu vi que minha garganta não está enflamda

Dayane,

É altamente recomendável que você busque se consultar com seu dentista para uma avaliação clínica. Somente a avaliação do profissional poderá lhe dizer o que pode estar ocorrendo.

Obrigado pela sua participação.

Lucinete Gomes

Boa noite estou a três dia com umas dor de garganta e começou uma dornecia na língua e apareceu um caroço que dói muito tipo uma espinha

Lucinete,
Recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia para uma avaliação e diagnóstico.

Bom dia.
Eu cuido da minha mãe idosa e ontem ao ajudá-la a fazer a higiene bucal percebi um caroço de cor escura(lembra um calo de sangue) sobre a língua dela, fiquei apavorada, ela disse q não dói e é “duro”.
Me ajude o que devo fazer?

Fabiana,
Recomendamos uma consulta com um especialista em estomatologia para uma avaliação e diagnóstico.

Boa Noite, Estou com 3 lesões na língua muito parecidas com a da foto,doem muito, já tem umas 3 semanas, estou achando que é herpes e tomando aciclovir comprimido, mas agora vi esta matéria e fiquei preocupado, ainda mais por ser fumante.

Leandro

Caro Leandro,
O uso do Aciclovir somente deve ser realizado mediante orientação do seu médico ou dentista.
Para obter um esclarecimento sobre a natureza dessa lesão a que você se refere no seu comentário, nós lhe recomendamos uma consulta com um profissional, preferencialmente seu dentista ou um médico cirurgião de cabeça e pescoço ou ainda especializado em otorrinolaringologia.
A partir da biópsia de parte do material biológico de suas lesões poderá se estabelecer o diagnóstico.

Tenho língua geográfica e estou tendo muitas alterações, como: dor em alguns pontos da língua, e feridas do lado da língua ate onde posso enchergar, queria saber se é normal essas feridas. Fui ao dermatologista e ele achou normal no caso da língua geográfica, sera melhor buscar outro especialista como dentista ?

Rayssa,
No seu caso um exame local para um adequado diagnóstico do seu caso é essencial. Recomendamos que você busque se consultar com seu dentista para uma avaliação.

Rosa Ilda chichava

Olá,há meses que sinto ardência na minha língua,outro dia escovando presenciei sangue na escova apartir da garganta e quando peguei no espelho vi lá pra garganta umas feridinhas mas que não doiem ,e minha língua por mais que escove não fica limpa há sempre uma camada branca,estou preocupada.

Prezada Rosa Ilda,
O mais adequado no seu caso e que lhe recomendamos é a marcação de uma consulta com o seu dentista para um adequado diagnóstico e avaliação da sua condição clínica.

Estou com a lingua arxendo na ponta e acho que ta lachando

Obrigada

Deixe uma resposta