Sistema robotizado pode revolucionar a Implantodontia

A Implantodontia está prestes a dar um salto em termos de desenvolvimento, isto se tudo correr de acordo com as previsões da empresa norte-americana Neocis. Depois da introdução de Yomi, o primeiro sistema robotizado para a colocação de implantes dentários, e de receber da parte de Food and Drug Administration (FDA) autorização para comercializar este sistema de assistência cirúrgica pioneiro, a empresa anuncia agora a conclusão da primeira venda deste dispositivo.

O mercado dos implantes dentários e material prostético é um dos que registra um crescimento mais acelerado nos Estados Unidos. Igualmente crescente é o mercado da robótica para uso cirúrgico que, segundo as estimativas atingirá 20 bilhões nos vários mercados médicos até 2021. Na junção de ambas as áreas médicas surge a Yomi, que visa prestar assistência tanto na fase de planeamento (pré-operatório) como na fase cirúrgica (intraoperatória) de uma intervenção cirúrgica em implantodontia.

Em declarações quando da autorização obtida junto à FDA em março, Alon Mozes, CEO e co-fundador da Neocis, afirmou: “Estamos entusiasmados por atingir este marco importante para o Yomi e determinados em demonstrar as vantagens de Yomi para a prática cirúrgica e para os seus pacientes, e em trazer o sistema para formadores de opinião nos Estados Unidos.” De acordo com Neocis, Yomi é concebido para eliminar a dependência de guias de perfuração em plástico, que podem interferir na cirurgia e bloquear a irrigação e visibilidade adequadas.

Sistema de apoio

O sistema de informática de apoio à navegação permite uma orientação visual através do uso de tecnologia robótica háptica, que fornece informação sobre a reação sensorial e mantém a broca em posição. Apesar da orientação digital, o cirurgião dentista permanece no comando e pode alterar o plano de forma dinâmica durante o procedimento, reiterou a empresa. A Neocis realça ainda o seu compromisso em garantir que os dentistas que optam pelo uso do Yomi na seu consultório têm acesso a um curso específico sobre o software e fluxos de trabalho do sistema. A primeira consultório a usar Yomi na prática médica diária será a South Florida Center for Periodontics and Implant Dentistry em Boca Raton (Florida), declarou a empresa Neocis em comunicado.

Curso de formação

O sistema foi instalado e Drs. Jeffrey Ganeles, Frederic Norkin and Liliana Aranguren já concluíram o curso. “Estamos entusiasmados por introduzir Yomi na nossa prática,” afirmou Ganeles. “Implementar o estado da arte em tecnologia faz parte do nosso compromisso de proporcionar os melhores cuidados de saúde aos nossos pacientes. A Yomi assegura de que o procedimento decorre exatamente como planejado. Não existe nada igual a isto e acredito que será revolucionário para a nossa prática consultório”.

Deixe uma resposta