Sorrisos perfeitos existem: conheça as facetas dentárias

facetas dentárias

As facetas dentárias são finas próteses de resina ou porcelana. Apresentam grande resistência à mastigação.
Aderem à superfície dentária, cobrindo o dente.

Dão ao sorriso uma aparência atrativa e natural. São excelentes corrigir dentes manchados, fraturados, desiguais, desalinhados.
E até mesmo para fechar aquelas áreas de espaço extra entre dois ou mais dentes (diastemas). São soluções perfeitas para todos esses casos.

As facetas dentárias são um dos tratamentos mais procurados nos últimos anos. A odontologia estética é um segmento em franca expansão no âmbito da odontologia.

Facetas dentárias são também utilizadas para dissimular problemas variados.
Problemas oriundos de patologias como a cárie, desgaste do esmalte dentário, alterações da cor ou deficientes restaurações anteriores. As facetas dentárias melhoram visivelmente – e com resultados imediatos – o aspecto dos dentes.

Sua colocação é possível tanto na parte superior como inferior da arcada dentária. São aderidas por meio de uma resina especial.
Já nos molares e pré-molares, são em geral colocadas coroas dentárias devido à sua dureza e durabilidade.

Facetas dentárias, é importante salientar, não são indicadas para solucionar doenças bucodentárias. Elas simplesmente mascaram os problemas.

Portanto, antes da sua colocação, quaisquer anomalias têm de ser corrigidas. Isso evita riscos potenciais e problemas futuros.

Finalidades e usos das facetas dentárias

No âmbito a odontologia estética, as facetas dentárias têm as seguintes funções:

  • Cobrir espaços inter dentários, desvios;
  • Ocultar fraturas, imperfeições e fendas;
  • Dissimular dentes tortos, sobrepostos ou apinhados. Porém em casos muito graves, um tratamento ortodôntico será necessário;
  • Embelezar o sorriso melhorando a cor e tornando a dentição muito mais branca.

Colocação de facetas dentárias

A colocação de facetas dentárias não é dolorosa. Em determinados momentos do procedimento, porém, pode gerar um certo incômodo. Naquelas situações passíveis de dor, é aplicada anestesia local quando necessária. É uma situação possível, porém não habitual.

Tipos de facetas dentárias

Os dois materiais mais comumente usados na fabricação das facetas dentárias são a resina e a porcelana.

Facetas de porcelana

As facetas dentárias de porcelana são uma solução utilizada para melhorar a estética bucal.
São utilizadas geralmente para reparar imperfeições graves. Elas permitem corrigir problemas de tamanho, forma ou coloração dos dentes.
Apresentam muitas vantagens: não mudam de cor, não perdem o brilho, não se desgastam e melhoram a aparência do sorriso.

Para a sua colocação, é preciso desgastar ligeiramente a peça dentária.
São necessárias ao menos três sessões de atendimento odontológico.

Na primeira sessão é feita uma avaliação e moldagem. Pode ser através scanner bucal ou pelo método tradicional.As alterações necessárias nos dentes são feitas por meio de um programa de computador ou pelo protético, que faz os dentes em cera.

Se o molde for feito pelo protético, copiam-se os dentes em cera que são reproduzidos em resina bisacrílica na boca.

Se for realizado por meio de scanner bucal, as alterações dentárias são feitas no computador.

O dentista conversa com o paciente sobre cor, formato, tamanho e posição dos dentes.

Ao final, envia-se o modelo para o protético para que o mesmo seja manualmente reproduzido. Já no caso do scanner bucal, o envio se faz para uma fresadora e esta reproduz nos mínimos detalhes o que foi planejado.

Esse é o procedimento padrão na grande maioria dos países.

Aplicação das facetas de porcelana

Uma vez as facetas estando prontas, segue-se a fase de colocação. É sempre recomendável que o dentista realize uma prova junto com o paciente para se certificar de que as facetas de porcelana estão adequadas.

Para a colocação das facetas de porcelana é necessário se fazer um desgaste no dente (frente do mesmo). Um desgaste leve, irá possibilitar a colocação sem necessidade de anestesia.

Para casos que requeiram um desgaste mais profundo, o ideal é se valer da anestesia. Isso para evitar que o produto utilizado na preparação do dente (ácido) possa atingir a dentina. Isso evitará qualquer tipo de dor e desconforto para o paciente.

Três sessões

Em geral, são necessárias ao menos três sessões para a colocação das facetas de porcelana.
A primeira delas para produzir os dentes em resina bisacrílica e ver se atendo as necessidades do paciente.
A segunda sessão para o preparo e moldagem dos dentes. E uma terceira sessão para colocação destinada à prova dos dentes.

A etapa de prova é importante tendo em vista que a odontologia estética implica em atender aos requisitos do dentista e anseios do paciente.

Após as eventuais alterações feitas pelo protético, virá a etapa de colocação das facetas de porcelana.

facetas dentárias

Dissilicato de lítio

O dissilicato de lítio é sem duvida um material revolucionário. Ele possibilita a realização de tratamentos estéticos de uma forma simples e eficiente através da cimentação adesiva.
O dissilicato tem um alto poder de aderência ao esmalte e dentina. Permite que o dentista realize uma série de procedimentos odontológicos. Possibilita restaurações muito finas e resistentes sem risco de quebras e descolamentos.

Facetas de resina

São confeccionadas numa única sessão pelo dentista. São mais rápidas e baratas. No entanto, a médio prazo, perdem o brilho. Também podem sofrer ligeiras alterações de cor, desgastam-se e podem mesmo fraturar-se. Retoques são necessários no período de cinco a oito anos.

Vantagens das facetas de porcelana

  • Dão uma aparência natural ao dente;
  • O tecido gengival tolera bem a porcelana;
  • Facetas de porcelana são resistentes a manchas;
  • A cor do revestimento da porcelana pode ser selecionada de forma a tornar os dentes escuros mais brancos;
  • As facetas de porcelana geralmente não exigem a modelagem extensa antes do procedimento como no caso das coroas. São uma alternativa mais resistente e estética.

Desvantagens das facetas de porcelana

  • É um processo irreversível;
  • As facetas de porcelana são mais caras que as facetas de resina;
  • Embora muito resistentes, as facetas de porcelana são suscetíveis a lascas ou rachaduras;
  • O desgaste feito do esmalte dental para colocação das facetas pode aumentar a sensibilidade a alimentos e bebidas quentes e frias;
  • As facetas podem não corresponder exatamente à cor dos outros dentes. Além disso, a cor da faceta não pode ser alterada uma vez no local. Se o paciente planeja clarear os dentes, precisa fazê-lo antes da colocação das facetas;
  • Embora não seja provável, as facetas podem desalojar e cair.
    Para minimizar esse risco é importante adotar alguns cuidados.Assim, evite morder as unhas, mastigar lápis ou tampa de caneta, gelo ou outros objetos duros. Não exercer pressão excessiva sobre os dentes;
  • Os dentes com facetas ainda podem sofrer cáries. Nesse caso podem necessitar de uma cobertura total do dente com uma coroa;
  • As facetas não são uma boa opção para indivíduos com dentes pouco saudáveis.Por exemplo, aqueles com cárie ou doença gengival ativa, dentes enfraquecidos (como resultado de cáries, fraturas, obturações dentárias grandes). E também para aqueles que possuem uma quantidade inadequada de esmalte na superfície dos dentes;
  • Não é recomendável a indivíduos que sofrem de bruxismo. Isso porque apertar e ranger os dentes podem causar rachaduras ou lascas.
Fontes: Dentaleader,Webmd, minha vida

 

Deixe uma resposta