Substituição de dentes perdidos reduz o risco de demência
Se você perdeu dentes, pode estar se perguntando como eles afetam sua saúde cognitiva. A saúde cognitiva refere-se à sua capacidade de pensar, aprender, lembrar e raciocinar. A má saúde cognitiva pode levar a problemas como demência, doença de Alzheimer e depressão.
De acordo com um estudo recente apresentado na 52ª Reunião Anual e Exposição da AADOCR, em conjunto com a 47ª Reunião Anual da CADR, a substituição de dentes perdidos por próteses fixas pode diminuir o risco de má cognição.
Próteses fixas são restaurações dentárias permanentemente fixadas aos dentes naturais ou implantes, como coroas, pontes ou facetas. Diferem das próteses removíveis, como dentaduras ou parciais, que podem ser retiradas e limpas.
Um artigo anterior aqui no blog Dentalis já tinha destacado que a perda dentária é um fator de risco para o comprometimento cognitivo e a demência.
O estudo
O estudo examinou 577 homens no VA Normative Aging Study (NAS) e no Dental Longitudinal Study. Os pesquisadores registraram a condição de seus dentes e o tipo de substituição em exames odontológicos trienais de 1969 a 2001.
Eles também avaliaram sua eficiência mastigatória, sendo a capacidade de mastigar alimentos eficazmente, com testes de mastigação de cenoura.
Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis. Software, e no Twitter @Dentalisnet
Fonte: esta pesquisa foi apresentada como parte da apresentação do Interactive Talk, “Fixed Prosthetic Replacements May Lower Cognitive Impairment Risk“, que ocorreu na quinta-feira, 16 de março de 2023, às 8h, horário de verão do Pacífico (UTC-07:00), durante a sessão “Oral and General Health” das 8h às 9h30.