Tabagismo associado ao desenvolvimento de bolsas periodontais

Tabagismo e bolsas periodontais

Um estudo realizado por pesquisadores finlandeses e do Reino Unido confirmaram que fumantes apresentam uma maior incidência de bolsas periodontais profundas do que os não fumantes.

O estudo utilizou como referência os níveis sorológicos de cotinina.

A cotinina é o principal produto de degradação (metabólito) da nicotina inalada em cada tragada de cigarro e ingerida com tabaco de mascar.

Ficou demonstrada uma associação direta entre o nível de nicotina e o desenvolvimento de bolsas periodontais.

É consenso na comunidade científica que o tabagismo tem um efeito causal na progressão da doença periodontal.

Conforme o estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Finlândia Oriental em Kuopio, Oulu University Hospital na Finlândia e King’s College London no Reino Unido, os autorrelatos se constituem no método mais comum de avaliar no consumo de tabaco por um indivíduo.

No entanto, a divulgação incorreta do estado do tabagismo e do nível de consumo de tabaco pode levar a dados inválidos em estudos que examinam os efeitos do uso do cigarro.

Com a incidência de bolsas periodontais aprofundadas, os pesquisadores avaliaram, portanto, os níveis sorológicos de cotinina dos participantes do estudo.

A cotinina é o metabólito primário da nicotina. A cotinina é um biomarcador quantitativo confiável para exposição a produtos de tabaco contendo nicotina.

O estudo

Foram incluídos 294 participantes e avaliados o estado do tabagismo através de entrevistas domiciliares, resultando na categorização dos participantes do estudo nos seguintes grupos: fumantes diários, fumantes ocasionais, ex-fumantes e não fumantes.

Os níveis de cotinina sérico foram medidos utilizando-se a metodologia radioimunoensaio e fase líquida, e foi realizado um exame oral clínico de seguimento, onde a profundidade das bolsas periodontais foi avaliada utilizando-se a sonda periodontal milimetrada preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para levantamentos epidemiológicos.

Foram avaliadas co-variáveis, incluindo os fatores sócio demográficos dos participantes, tais como educação, comportamento dentário e a higiene oral.

Os pesquisadores verificaram que os participantes que desenvolveram bolsas periodontais ao fim de quatro anos eram homens, fumantes diários, menos instruídos e tinham níveis sorológicos de  cotinina ≥ 42,0 μg/L do que aqueles sem bolsa periodontal ao mesmo período.

Após a adaptação dos fatores, observou-se um razão de taxa de incidência (IRR) de 1,59 para os fumantes diários em comparação com os não fumantes.

Quase sem nenhum risco elevado para o desenvolvimento de bolsas periodontal foi encontrado em fumantes ocasionais e naqueles que deixaram de fumar.

O estudo verificou que a exposição ao tabaco se mostrou associada ao desenvolvimento de bolsas periodontais profundas. Os IRRs para a categoria mais alta (mais 20 cigarros/dia) variaram de 2,03 a 2,41. Num modelo totalmente ajustado, os cigarros/dia de 1 a 9 não estavam associados ao desenvolvimento de bolsas periodontais.

As conclusões do estudo

Ao avaliar a precisão do estado de fumar autodeclarado, os pesquisadores encontraram uma forte correlação entre os fumantes diários e os níveis sorológicos de cotinina e o número autorrelatado de cigarros fumados.

Este estudo revela que o tabagismo está relacionado com a deterioração da saúde periodontal, independentemente da medição do tabagismo se basear em autorrelatos ou no nível sorológico de cotinina, segundo os pesquisadores, salientando que o tabagismo autodeclarado se mostrou consistente com os níveis sorológicos de cotinina encontrados nos participantes do estudo.

 

Siga a Dentalis no Instagram @DentalisSoftware, no Facebook @Dentalis.Software e no twitter @Dentalisnet

Fonte: Effect of smoking on periodontal health and validation of self-reported smoking status with serum cotinine levels

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...