Terapia fotodinâmica – eficiente no combate a infecções dentárias
Um grupo de especialistas em Odontologia e do Instituto de Microbiologia da Faculdade de Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra publicou recentemente um estudo revelando que a terapia fotodinâmica pode ser eficaz no tratamento de infeções dentárias.
A pesquisa foi publicada nas revistas científicas ‘ Frontiers in Microbiology ’ e ‘ Photodiagnosis and Photodynamic Therapy ’ e analisou “novas estratégias terapêuticas”, comparando-as com as técnicas convencionais.
Numa nota enviada às redações, a Universidade de Coimbra destaca que “um dos grandes problemas atuais do tratamento endodôntico, comumente conhecido como desvitalização do dente, é garantir a completa destruição dos biofilmes microbianos – populações complexas de microrganismos que se formam no interior dos canais da raiz do dente e que provocam infecção -, de forma a assegurar o sucesso da intervenção”.
Terapia fotodinâmica
A terapia fotodinâmica, já utilizada no tratamento de alguns tipos de câncer, distingue-se por não ser invasiva e por permitir “eliminar diferentes células envolvendo a combinação de um fotossensibilizador (medicamento) ativado com uma fonte de luz inofensiva”.
De acordo com os autores do estudo, durante os testes, “um fotossensibilizador, constituído por uma molécula de clorofila modificada, revelou-se muito mais eficaz relativamente às técnicas clássicas usadas atualmente na prática consultório”.
Sem efeitos colaterais
A investigação revelou ainda que além de serem eficientes na eliminação dos biofilmes microbianos, este fotossensibilizador “não apresentou toxicidade para as células humanas. E ao contrário do que acontece com os antibióticos muitas vezes utilizados nestas infeções, o novo extrato natural não gera resistência bacteriana, uma questão crítica em saúde”.
The post Terapia fotodinâmica – eficiente no combate a infecções dentárias appeared first on Dentalis Software.