Tirar selfies durante a escovação dentária pode beneficiar ​higiene​ ​bucal

pessoa escovando os dentesTirar selfies ou fazer vídeos enquanto se escova os dentes pode ajudar a melhorar as técnicas de higiene bucal. A conclusão é de um estudo publicado pela Case Western Reserve University School of Dental Medicine, dos EUA, e que utilizou um grupo de pessoas que tiveram de escovar os dentes enquanto filmavam a si próprias ao fazê-lo.

Os resultados revelaram que os participantes aumentaram a precisão da escovação, a frequência, e em 8% dos casos houve um aumento da aptidão ou perícia para escovar os dentes corretamente, não se tendo verificado, no entanto, um aumento do tempo de escovação.

Segundo o estudo, apesar de “a maioria das pessoas ter a habilidade, motivação e desejo de escovar os seus dentes de forma correta, muito frequentemente não o faz devido a técnicas incorretas – e as oportunidades para melhorar estas técnicas podem ser muito poucas.”

​Necessidade de mudança de comportamento

Lance T. Vernon, um dos autores do estudo, revela que “frequentemente, a escovação dos dentes é aprendida e praticada sem qualquer supervisão.
Mudar o comportamento de se escovar os dentes – que está enraizado e ligado à memória dos músculos – pode levar muito tempo e aconselhamento”.

O que o estudo agora sugere é que tirar selfies e filmar a escovação dos dentes pode ajudar a mudar estes comportamentos e, inclusive, melhorá-los. O vídeo e as fotografias tiradas pelos próprios pacientes são cada vez mais usados no campo da medicina, tendência apelidada de ‘mobile health’ e que serve para monitorar doenças e a sua progressão, assim como para garantir a eficácia dos tratamentos, referem os autores do estudo.

Deixe uma resposta