Tratamento da cárie dental pode ajudar na prevenção da pneumonia em pacientes com Parkinson

idosa em atendimentoA pneumonia é uma doença desenvolvida com frequência por pacientes com doença de Parkinson, mas um estudo recentemente publicado indica que pode existir uma solução na qual até agora ainda não se tinha pensado. O estudo realizado em Taiwan mostra que os pacientes com Parkinson que se submeteram a tratamentos para as cáries dentárias tinham um risco de desenvolver pneumonia menor quando comparado àqueles pacientes não tratados.

Dados da pesquisa

A pesquisa envolveu um total de 2001 participantes diagnosticados com Parkinson entre 2000 e 2009 e revela que num período médio de seis anos após o diagnóstico, 19% dos pacientes com a doença foram hospitalizados com pneumonia.
 
Cerca de 48% dos pacientes que participaram no estudo sofriam de cáries dentárias e 44% de periodontite, mas os resultados do estudo revelaram que a incidência de pneumonia em pacientes que haviam recebido tratamentos para as cáries dentárias era inferior aqueles pacientes que não haviam recebido qualquer tipo de tratamento oral.
 
De acordo com os autores do estudo, isto mostra que a manutenção de uma boa higiene oral e o controle da formação de placa bacteriana na superfície dos dentes pode reduzir o desenvolvimento de muitos dos patógenos respiratórios, em particular aqueles de pneumonia, especialmente em homens idosos.
 

 

Deixe uma resposta