Uma maçã por dia afasta o risco de ter de ir ao médico?

Uma conhecida expressão americana diz que “An Apple a Day Keeps the Doctor Away” (Uma Maçã por Dia Afasta o Risco de ter de Ir ao Médico).

Essa frase foi falada a primeira vez em 1913. Ela foi baseada em um provérbio de Pembrokeshire originado em 1866. Pembrokeshire é um condado no sudoeste do País de Gales.

Na verdade, a revista Notes and Queries foi a primeira a publicar a citação original: “Coma uma maçã por dia ao ir para a cama e você evitará que o médico ganhe o pão.”

A pesquisa comenta que comer mais maçãs pode não estar realmente associado a menos visitas ao médico.

No entanto, adicionar maçãs à sua dieta pode ajudar a melhorar vários aspectos de sua saúde.

Este artigo examina mais de perto se comer uma maçã por dia pode realmente ajudar a manter a sua saúde em dia.

Uma maçã por dia – Benefícios à saúde

As maçãs contam com nutrientes importantes, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma maçã média fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 95 cal;
  • Carboidratos: 25 gramas;
  • Fibras: 4,5 gramas;
  • Vitamina C: 9% do valor diário (VD);
  • Cobre: 5% do VD;
  • Potássio: 4% do VD;
  • Vitamina K: 3% do VD.

Em particular, a vitamina C atua como um antioxidante para neutralizar compostos prejudiciais. São compostos conhecidos como radicais livres.
A ação anti-radical livres 
protege contra doenças.

As maçãs também são uma grande fonte de antioxidantes como a quercetina, ácido cafeico e epicatequina.

Uma maçã por dia – uma força para a saúde do coração

Estudos revelam que comer mais maçãs pode estar associado a um risco menor de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas.

Na verdade, um estudo com mais de 20.000 adultos observou que o consumo abundante de frutas e vegetais de polpa branca, incluindo maçãs, se mostrou relacionado a um risco menor de derrame.

Isso pode ser devido à presença de flavonoides encontrados nas maçãs. Flavonoides são compostos que comprovadamente reduzem a inflamação e protegem a saúde do coração.

As maçãs também contém muita fibra solúvel. As fibras solúveis ajudam a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol. Ambos são fatores de risco para doenças cardíacas.

Uma maçã por dia – Dose de compostos que previnem o câncer

As maçãs contêm vários compostos que podem ajudar a prevenir a formação de câncer, incluindo antioxidantes e flavonoides.

De acordo com uma revisão de 41 estudos, consumir uma quantidade maior de maçãs foi associado a uma diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão.

Outro estudo observou descobertas semelhantes. No caso, relatando que o consumo de maçãs estava vinculado a um menor risco de câncer colorretal.

Outra pesquisa sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode proteger contra o câncer de estômago, cólon, pulmão, cavidade oral e esôfago.

No entanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar os efeitos potenciais anticâncer das maçãs e determinar se outros fatores podem estar envolvidos.

Outros benefícios relacionados ao consumo de maçã

Uma maçã por dia, entendido como consumo regular, se mostrou associado a vários outros benefícios à saúde que podem ajudar a mantê-lo (a) longe do consultório médico. Como exemplificado a seguir:

Concluindo

As maçãs são altamente nutritivas e estão associadas a vários benefícios à saúde. Dentre eles, a melhora da saúde cardíaca e a redução do risco de certos variedades de câncer.

Embora comer mais maçãs possa não estar literalmente associado a menos visitas ao médico, as maçãs são ricas em nutrientes e oferecem vários benefícios para a prevenção de doenças e saúde a longo prazo. Além das maçãs, muitas outras frutas e vegetais fornecem um conjunto semelhante de nutrientes e benefícios para a saúde. Dietas saudáveis são ótimas para o organismo e também para a saúde das gengivas.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...