Uma revolução no horizonte da Endodontia

A terapia do canal radicular e suas técnicas representam um avanço no âmbito da odontologia.
No entanto, permanece o fato de que, após o procedimento, um dente morto é deixado dentro da boca do paciente.
Em um avanço que pode um dia mudar esse resultado, os pesquisadores desenvolveram um hidrogel peptídico projetado para regenerar a polpa dental após a terapia do canal radicular.

Apresentando os resultados do estudo no 256.National Meeting and Exposition of the American Chemical Society em Boston, o pesquisador chefe Dr. Vivek Kumar, do Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, disse: “O que você acaba tendo depois de um canal radicular é um dente morto. Não é mais responsivo. Não há terminações nervosas ou suprimento vascular. Portanto, o dente é muito suscetível à infecção subsequente e, em última análise, cai fora”.

Células-tronco da polpa dentária

Com base em sua experiência anterior de trabalhar com a angiogênese, Kumar estava interessado em descobrir se isso poderia ser estimulado nos dentes. Com isso em mente, os pesquisadores acrescentaram outro domínio ao peptídeo angiogênico auto-organizável: um pedaço de uma proteína que faz proliferar as células-tronco da polpa dentária.

Quando a equipe adicionou o novo peptídeo às células-tronco da polpa dentária cultivadas, eles descobriram que o peptídeo não apenas causava a proliferação das células, mas também as ativava para depositar cristais de fosfato de cálcio. No entanto, os pesquisadores também notaram que o peptídeo se degradou dentro de uma a três semanas. “Isso foi mais curto do que esperávamos, então voltamos e redesenhamos o backbone do peptídeo, de modo que atualmente temos uma versão muito mais estável”, disse Kumar.

Boas perspectivas

Embora ainda em um estágio de pesquisa muito precoce, os pesquisadores esperam eventualmente ter uma versão do peptídeo que contém domínios antimicrobianos. Isso significaria que, em vez de extrair tudo dentro da raiz, o dentista poderia entrar com uma lima menor, remover um pouco da polpa e injetar o hidrogel, resultando na porção antimicrobiana do peptídeo resolvendo a infecção.

Sugestões de leitura

Como escolher a escova de dentes perfeita: dicas para um sorriso saudável

Você já ficou perdido no corredor de higiene bucal da farmácia ou do mercado, encarando uma parede de escovas de dentes como se...

Alimentos que fortalecem seus dentes

Quando o assunto é saúde bucal, a escova e o fio dental roubam a cena. Mas e se dissermos que a sua alimentação...

Cérebro em risco? A resposta está na sua escova de dentes

Um estudo revolucionário, publicado na Oxford Academic, acaba de revelar que a mesma comunidade bacteriana que habita sua língua e gengivas pode influenciar...

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...