Uso do fio dental continua importantíssimo para higiene bucal

fioA discussão ‘veio à baila’ nas últimas semanas depois de ter sido publicada uma pesquisa da Associated Press que indicava que a recomendação de utilização de fio dental deixou de fazer parte das regras emitidas e reavaliadas a cada cinco anos pelos Serviços de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos dos EUA.

De acordo com a imprensa internacional, a notícia caiu como uma ‘bomba’ na indústria produtos para higiene dental, já que um possível abandono da recomendação de utilização do fio dental na higiene bucal poderia significar a perda de milhões a cada ano.

A pesquisa conduzida pela Associated Press salienta que os estudos até agora realizados para analisar os benefícios desta prática de higiene bucal possuem conclusões “fracas, pouco sólidas” e de “baixa qualidade”.

Wayne Aldredge, Presidente da Academia Americana de Periodontologia, afirmou que “existem evidências científicas fracas” em muitos dos estudos realizados sobre o assunto, contudo, refere que é importante que os pacientes continuem utilizando o fio dental para evitar doenças periodontais. “É como construir uma casa e não pintar dois dos seus lados. Em última análise esses dois lados irão apodrecer mais rapidamente”, defende.

A Associação Dental Americana também já emitiu um comunicado sobre o tema e defende que “a falta de evidências fortes não equivale a falta de eficácia”, reforçando que “uma limpeza profissional, a escovação dos dentes e a limpeza entre os dentes (com a utilização de fio dental e outras ferramentas como as escovas interdentais) já demonstraram ter a capacidade de remover a placa bacteriana”.

Limpeza dos espaços interdentais

A Associação Dental Alemã assegura que a utilização de fio dental “continua a ser uma forma importante de limpar os espaços interdentais, especialmente nos espaços mais estreitos dos dentes anteriores”.

Como bem sabemos, para manter uma boa higiene bucal, é fundamental escovar os dentes com dentífrico fluoretado durante cerca de dois minutos após as refeições e consultar um dentista regularmente, duas vezes por ano. É ainda importante, para cuidar adequadamente dos dentes e das gengivas, a higienização dos espaços interdentários com fio ou fita dental, e fazer uso da escova interdental

A higienização diária dos espaços interdentários onde a escova não chega é fundamental para a remoção dos resíduos dentários que, por ação das bactérias patogênicas, podem facilitar o aparecimento de cárie dental e doença gengival.

Sugestões de leitura

Mastigar bem: a chave para uma vida mais saudável (e longa)

Você já parou para pensar em como algo tão corriqueiro como mastigar pode influenciar sua saúde e longevidade? Pois um estudo recente publicado...

Como a saúde bucal pode impactar a saúde do seu cérebro

Você já parou para pensar que a saúde da sua boca pode ter um impacto direto na saúde do seu cérebro? Um estudo...

A Ligação surpreendente entre saúde bucal e parto prematuro

A chegada de um bebê é um dos momentos mais mágicos da vida das futuras mamães e papais. Mas, para alguns casais, a...

Como seu dentista pode ser um guardião da sua saúde geral

Quando nos sentamos na cadeira do dentista e ouvimos aquele clássico “abra bem a boca“, é comum pensarmos apenas na saúde dos nossos...

Tártaro: como evitar o grande inimigo da saúde bucal

Um dia, você observa com atenção e surpresa no espelho que seus dentes apresentam umas manchinhas brancas e volumosas e endurecidas em sua...

Como manter a higiene bucal em dia sem escova dental?

Quem nunca se viu naquela correria do dia a dia ou de uma viagem, trilha na natureza ou mesmo em um dia em...