Vem aí: Implantes bioeletrônicos poderão substituir medicamentos

A SetPoint Medical, empresa norte-americana especializada em ‘medicina bioeletrônica’, está desenvolvendo implantes elétricos que têm a capacidade de reduzir, e em alguns casos dispensar, a ingestão de medicamentos.

De acordo com a empresa, estes implantes assemelham-se a um marca-passo e intervém ao nível dos circuitos neurais para aliviar os sintomas provocados por doenças crônicas como a artrite reumatoide e a doença de Crohn.

A ‘medicina bioeletrônica’ tem se desenvolvido nos últimos anos com o objetivo de criar soluções visando manipular os circuitos elétricos relacionados à interferir com as moléculas envolvidas nas patologias.

Efeito anti-inflamatório sistêmico

O dispositivo desenvolvido pela SetPoint Medical recorre a uma estimulação elétrica para ativar o ‘Reflexo Inflamatório’ e produzir um efeito anti-inflamatório sistêmico, o que permite ao paciente reduzir a ingestão de fármacos.

É um novo e revolucionário recurso que colocado à disposição da medicina e da odontologia, que certamente irá se refletir na melhora da qualidade do tratamento dos pacientes com menores riscos de efeitos colaterais.

Veja como funciona neste vídeo.

Dentalis software – em sintonia com as novas tendências em odontologia do século 21

Deixe uma resposta