Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

    Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

    Vem aí: nova e avançada técnica de raios-x dos dentes

     
    Com a ajuda de um novo método de tomografia computadorizada (TC) que é baseado no espalhamento de raios-X, uma equipe de pesquisadores internacionais tem sido capaz de visualizar nanoestruturas em objetos medindo apenas alguns milímetros pela primeira vez. Para demonstrar o potencial da técnica, os pesquisadores reconstruíram a precisa orientação 3-D das fibras de colágeno em um pedaço de dente humano.
     
    O novo método, que foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores da Technische Universität München (TUM), do Charité Hospital de Berlim, Lund University e o Paul Scherrer Institute na Suíça, utiliza o espalhamento de raios-X em vez de sua absorção.
     
    Métodos convencionais de TC calculam exatamente um valor, conhecido como voxel, para cada ponto de imagem 3-D dentro de um objeto. A vantagem da nova técnica é que ela atribui vários valores para cada voxel, como luz difusa que chega de várias direções.
     
    “Graças a esta informação adicional, nós somos capazes de aprender muito mais sobre a nanoestrutura de um objeto do que com métodos tradicionais de TC. Através da medição indireta dos raios X dispersos, agora podemos visualizar estruturas minutas que são demasiado pequenas para resolução espacial direta”, explicou o Prof. Franz Pfeiffer, chefe do Institute of Biomedical Physics na TUM.
     
    Ao combinar o informações 3-D dispersas de raios-X com a tomografia computadorizada, os pesquisadores foram capazes de ver claramente a orientação 3-D das fibras de colágeno em uma peça de dente humano medindo aproximadamente 3 mm. A fim de fazer isso, 1,4 milhão de imagens espalhadas foram feitas e, em seguida, processadas através de um algoritmo especialmente desenvolvido que cria uma reconstrução completa.
     
    “Um sofisticado método de CT é ainda mais adequado para examinar objetos grandes. No entanto, o nosso novo método faz com que seja possível a visualização das estruturas em escala nanométrica em objetos de dimensões milimétricas a esse nível de precisão pela primeira vez”, disse Florian Schaff, uma aluna de Ph.D. do instituto e autora líder do trabalho.
     
    A nova técnica de imagem poderia ser de interesse para a caracterização não só dos biomateriais, como ossos e dentes, mas também materiais funcionais, como células de combustíveis e componentes de bateria, acreditam os pesquisadores.
     
    Os resultados do estudo foram publicados on-line em 19 de novembro na revista Nature em um artigo intitulado “Tomografia de pequeno ângulo de dispersão de raio-X hexa dimensional real e espaço recíproca “.

    Deixe seus dados para receber mais conteúdo no futuro

      Você toparia ter uma teleconsulta com um dentista para um atendimento inicial? SimNão

      Sugestões de leitura

      Hipersensibilidade dental

      Hipersensibilidade dental: como prevenir e aliviar

      Conheça dicas práticas do que você pode fazer para prevenir e aliviar a desagradável hipersensibilidade dental

      Síndrome da Boca Ardente: nova esperança para o alívio

      Você sente uma sensação crônica de queimação na boca sem causa aparente? Nesse caso, você pode ser uma das muitas pessoas que sofrem...

      A Influência do DNA na Saúde Bucal

      Conheça o papel da genética sobre a saúde bucal. Será que apenas a genética pode garantir uma boa saúde dos dentes e gengivas?...

      Tártaro: o vilão silencioso da sua saúde bucal

      Dentes limpos não significam necessariamente dentes saudáveis. O tártaro, também conhecido como placa bacteriana, é uma camada pegajosa que se acumula nos dentes...

      Quando levar seu bebê no dentista pela primeira vez?

      A chegada do primeiro dentinho do bebê é um marco emocionante. Mas você sabia que esse momento também marca o início de uma...

      A Raiz do Mau Hálito: A Ciência Revela

      Ciência revela a origem do mau hálito e sua associação com as bactérias da flora bucal. Saiba como prevenir e tratar o mau...