Vem aí: uma forma saborosa de se combater as cáries

A empresa japonesa UHA Mikakuto acredita ter criado uma solução para a manutenção de uma boa saúde bucal: pastilhas com sabores que contêm a cepa de uma bactéria ácido-lática que, de acordo com a empresa, pode interromper a proliferação das bactérias que causam as cáries dentárias.

Estas pastilhas estão disponíveis nos sabores iogurte e menta e prometem reduzir a incidência das cáries dentárias nos seus consumidores.

Este novo produto resulta de uma parceria com um cientista da School of Oral Health Science da Universidade de Hiroshima, Hiroki Nikawa, que estudou os benefícios e propriedades da bactéria L. rhamnosus L8020 para melhorar a saúde bucal dos pacientes.

Sistema que deteta cáries chega ao mercado em breve

Mas as inovações para acabar com as cáries dentárias não ficam por aqui. Recentemente foi também criado na Escócia um sistema que mede de forma imediata a desmineralização dos dentes, facilitando o processo de detecção precoce de cáries dentárias.

Esta tecnologia, que deverá chegar em breve a outros mercados, foi criada pela empresa CALCIVIS e recebeu um aporte de cerca de 8 milhões de libras da União Europeia e do Banco de Investimento Escocês.

O objetivo é permitir a detecção de cáries em tempo real, e de forma mais rápida, e a visualização de íons de cálcio liberados pelas cáries. Para isso, utiliza bioluminescência e uma solução especial que é aplicada na superfície dos dentes dos pacientes.

Deixe uma resposta