Dentista de sucesso: 12 passos para ganhar a confiança de seus pacientes

Existem duas coisas que não podem faltar a um dentista de sucesso. O conhecimento técnico e o aspecto humano .
Saber se colocar no lugar do outro, atuar profissionalmente buscando levar em conta sempre o bem estar do paciente.
Ao invés de querer apenas ganhar mais um cliente, saber conquistar a confiança das pessoas .

Dentista de sucesso é aquele que combina profissionalismo e experiência aliada a um tratamento humano dos pacientes.

A importância da relação dentista e paciente

Sendo um profissional sociável, atendendo as pessoas com boa vontade e um sorrisso no rosto já é meio caminho andado.
As pessoas, em sua maioria, ainda sentem receio quando vão ao dentista. Muitas delas manifestam ansiedade e nervosismo.

Pacientes com medo nesse nível tendem a se sentir vulneráveis física e emocionalmente. Muitos acabam fugindo de tratamentos odontológicos ou a realização de simples exames de rotina.
E o pior, quando finalmente vão ao dentista, o problema já se encontra num estado muito adiantado . Às vezes até irreversível.

Dentista de sucesso: valoriza o aspecto humano

Os aspectos técnicos e econômicos de um consultório ou clínica odontológica são muito importantes.
Mas no final das contas o que mais importa são as pessoas.
Elas irão buscar o profissional que lhes dê a garantia de um bom atendimento. Mas que também saiba afugentar os seus medos e temores . O paciente procura e necessita de atenção e calor humano.

paciente quer saber ser ouvido, compreendido e acolhido . Isso irá prevalecer em sua decisão de voltar a procurar o profissional que lhe atendeu . O profissional passará a ser uma referência para o paciente. E quem se torna referência, abre caminho para se tornar um dentista de sucesso .

Protocolo de tratamento na perspetiva psicológica – 12 passos essenciais

  1. Tente evitar que o paciente falte à consulta. Atenda-o no horário previamente agendado, reduzindo o tempo de espera;
  2. Busque fazer com que seu paciente encare o atendimento da forma menos incômoda possível;
  3. Procure explicar o passo a passo do tratamento esclarecendo todas as dúvidas do paciente de forma clara e didática;
  4. Busque descobrir a causa do medo exagerado que o paciente manifesta. Ouça-o com atenção e em conjunto procure uma solução viável;
  5. Lembre-se que não só a comunicação verbal é importante. A comunicação não verbal é essencial. Seja assertivo, compreensivo e otimista;
  6. Nunca deixe o paciente sozinho – nem física nem psicologicamente.
  7. Informe o paciente sobre o andamento dos procedimentos que serão realizados. Quais materiais e instrumentos serão utilizados. Também se o paciente irá sentir algum tipo de desconforto. O fato do paciente saber o máximo possível do tratamento irá reduzir a sua ansiedade. E também irá aumentar a confiança que tem no dentista;
  8. Uma das melhores técnicas para tornar o ambiente mais descontraído é a distração. Tente falar sobre algum assunto que possa interessar ao paciente. Como por exemplo, a sua família ou o que gosta de fazer nas suas horas livres. Lance mão do bom humor e da graça sempre que possível. Isso irá certamente reduzir o nervosismo do paciente;
  9. A respiração é fundamental. Utilize técnicas de relaxamento e respiração para que o paciente fique mais relaxado. Mostre ao seu paciente como abrir a boca sem contrair os músculos. De vez em quando, faça uma pausa para que ele relaxe o pescoço, os ombros;
  10. Como seu paciente não poderá falar durante a intervenção, crie um acordo de comunicação.
    Por exemplo, diga-lhe que, se quiser parar ou necessitar de algo, levante a mão. Sabendo dessa possibilidade, o paciente irpa se sentir mais tranquilo;
  11. Faça com que o paciente tenha total confiança no seu dentista e que os objetivos serão alcançados;
  12. Técnica de afirmações positivas. Estimule seu paciente a repetir mentalmente frases de encorajamento que lhe deem ânimo.

Pacientes com ansiedade e estresse

odontofobia é uma das principais causas que afastam as pessoas do consultório odontológico. Ela se caracteriza por um medo intenso e excessivo de ir ao dentista.
É algo muito mais frequente do que se pensa! Isto porque, muitas vezes, as intervenções e os tratamentos odontológicos são diretamente relacionados com situações incômodas, desagradáveis e dolorosas.

O temor que existe na odontofobia é fóbico. Para que um medo seja caracterizado como tal, deve incluir os aspectos:

  • Irracional;
  • Excessivo;
  • Persistente;
  • Incontrolável;
  • Tentativa de evitar a situação temida.

Envolve também uma série de sintomas como:

  • Tensão muscular;
  • Aumento dos ritmos cardíacos e respiratórios;
  • Dilatação da pupila;
  • Aumento da sudorese, dores de cabeça e/ou de estômago.

Comunicação entre dentista e paciente

O medo pode ser muito reduzido, sempre que existir uma boa comunicação entre dentista e paciente.

Algumas dicas importantes:

  • Mantenha uma atitude profissional, de proximidade e amigável em todos os momentos.
  • Mostre a sua preocupação com o bem-estar do paciente. Pergunte ao paciente como ele(a) está, se necessita de alguma coisa ou se deseja parar por um momento.
    A sua atitude é fundamental para o tranquilizar.
  • Os medos do paciente não devem, em caso algum, ser subestimados. Faça seu paciente saber que são normais e que você está ali para o ajudar.
  • Informe o paciente sobre os passos que vai seguir, sobre o procedimento completo e explique tudo de uma forma que seja compreensível.
  • Algumas pessoas com fobia dentária podem ser tratadas com ansiolíticos. A maioria, no entanto, prefere evitar esse tipo de medicamento.

O seu consultório deve ter meios destinados a criar uma atmosfera agradável para alcançar um estado de paz e relaxamento. Sabia que a música ajuda a controlar a ansiedade?
Desenvolver um bom trabalho e ter preocupações com os aspectos humanos dos seus pacientes são características de todo dentista de sucesso.

Fonte: Dentaleader

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